Perguntas Frequentes

Se você nunca participou do MINIONU ou está inseguro por qualquer razão, é natural que tenha várias dúvidas e incertezas. Por sorte, a equipe do Comitê para o Desarmamento e Segurança Internacional já ouviu algumas dessas mesmas perguntas várias e várias vezes. Portanto, aqui vão respostas para as perguntas mais frequentes! (caso tenha alguma dúvida que não esteja incluída aqui, não hesite em acionar o nosso e-mail minionu15anos.cpar2007@hotmail.com ou através de nosso formulário de contato)

  • Eu vou ter que apresentar o meu DPO?

– Não. O DPO deverá ser entregue à mesa diretora no primeiro dia de debates, e não precisa ser declamado, intepretado, justificado, discutido ou avaliado. O MINIONU não é a escola!

  • Eu sou obrigado a falar e participar dos debates?

– A princípio, não. Existem vários motivos que levam alguns delegados a assumir uma postura de “entrei mudo e saí calado”. No entanto, gostaríamos de encorajartodos os delegados a se pronunciar e participar ativamente dos debates, principalmente porque um comitê engajado e participativo é sempre mais divertido e proveitoso do que um comitê em que apenas alguns delegados se pronunciam. Grande parte da experiência do MINIONU está em negociar, discursar e debater. Afinal de contas, você não estudou tanto para passar o evento inteiro calado, não é?

  • Mas eu sou tímido! Como faz?

– Pois está aí a oportunidade perfeita para superar a timidez! Vale lembrar que a maioria dos delegados está na mesma situação que você. Eles também são alunos do ensino médio, eles também são mais ou menos da sua idade e eles também ficam nervosos na hora de falar em público! Não precisa ter medo. Depois dos primeiros discursos, o nervosismo passa.

  • Eu posso ir contra a política externa do meu país?

– Não! Durante os debates, é natural surgirem algumas questões que os delegados não têm certeza do posicionamento de seu país. Nessas situações, é importante perguntar à mesa diretora (através de bilhetes, principalmente). Além disso, a mesa diretora, de uma forma geral, também “dá um toque”, no caso de algum delegado se afastar muito de sua política externa. Para evitar confusões ou despreparos nesse sentido, só há um remédio: pesquisa! Estudem bastante e estejam preparados.

  • O que é uma crise?

– Um determinado comitê pode encontrar-se em situação de crise quando declarado pela mesa diretora, em função de algum acontecimento urgente ou imprevisto, de grande importância, que diga respeito ao tema das discussões. Enquanto estiver em crise, um comitê estará, para todos os efeitos, isolado. Isso significa que ninguém poderá entrar ou sair da sala enquanto a questão de urgência não for resolvida.

  • O meu comitê vai ter crise?

– Talvez sim, talvez não. Alguns comitês, por definição, não têm crises. No entanto, mesmo se o seu comitê estiver apto a receber uma crise, não faça, nunca, essa pergunta. Parte da graça da crise é pegar os delegados de surpresa, mesmo que o “clima” de crise já esteja no ar. Imagine um embaixador, em plena sessão de debates na ONU, perguntando à moderação: “Vai acontecer alguma coisa muito importante e imprevista daqui a pouco? É que eu tenho que ir ao banheiro…”. Não faz sentido, não é? Pois então: além de não fazer sentido, é chato ter um delegado que pergunta sempre se vai ter crise ou não. Vai contra todo o espírito da coisa. Mas fiquem tranquilos, porque temos um Comitê de Crises e Intervenções preparado para lançar crises pertinentes, e uma mesa diretora bacana que, caso lance mão de uma crise, terá o discernimento de lançá-la num momento conveniente.

  • Eu preciso ir de roupa social?

– O MINIONU não obriga nenhum delegado a se vestir de determinada forma. Ainda assim, lembrem-se: para todos os efeitos, vocês, delegados, são representantes importantes do sistema internacional. Portanto, para representar melhor o ambiente diplomático em que estaremos simulando, recomendamos que todos utilizem trajes formais. Para os meninos, o bom e velho terno e gravata é sempre uma boa opção, enquanto para as meninas, terninhos e tailleurs caem muito bem. Lembrando que decotes excessivos e saias muito curtas não são condizentes com o ambiente diplomático. Caso não possa comparecer de roupa social, vista-se discretamente: bonés, bermudões, roupas largas e acessórios escandalosos são desnecessários.

  • Eu posso me vestir de acordo com a minha representação?

– Pode! Inclusive, caso seja possível, encorajamos que delegados incorporem aos seus visuais, elementos típicos da cultura de seus países. É sempre muito legal ver delegados com vestimentas e adornos típicos de determinadas regiões do mundo!

  • O que é uma menção honrosa?

– A menção honrosa é uma premiação formal concedida pela mesa diretora aos delegados que se destacam em seus comitês. Nunca acredite se alguém disser: “Pra ganhar menção honrosa é só falar toda hora” ou algo semelhante. A mesa diretora delibera com muita atenção e cuidado, ao decidir quem receberá as premiações. É muito importante que os delegados não participem com o objetivo único de ganhar uma menção honrosa. A menção deve ser uma consequência do bom trabalho dos delegados, e não o contrário.

  • O meu país é pequeno e não tem nada a ver com o tema do comitê! O que eu faço?

– Com certeza, existem representações mais importantes do que outras em determinados tópicos. Mas nem por isso as demais delegações tornam-se insignificantes! Existem várias formas de articular países pequenos nos debates. Muitas vezes, você poderá apoiar e argumentar a favor das decisões de um país aliado mais forte, ou tentar convencer outros delegados a adotar medidas que o seu país considera importantes, etc. Lembre-se: a sua delegação não existe por acaso. Sempre existem maneiras de participar!

Deixe um comentário